Alimentos e bebidas
Gastronomia
Emergência
Utilidades e Serviços
Informática
Bem Estar
Festas e Eventos
Casa e Decoração
Escolas e Cursos
Beleza & Estética
Gráfica/Comunicação Visual
Convênios
Lazer
Lojas
Pet Shop e Veterinária
Academias
Farmácia
Consertos e Assist.Técnica
Construção e Reforma
 

:: Notícias

 
 
PUCPR inaugura Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica
 
 

 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Escola de Medicina da PUCPR inaugura o EPICENTER - Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica, que será utilizado pelos pesquisadores da Graduação, Mestrado e Doutorado. O lançamento será na próxima segunda-feira (11), das 8h às 10h45, no Simpósio “Biomedical Science: A Driver of Health, Wealth, and Knowledge Generetion”. O evento trata sobre pesquisas na área da saúde e terá a participação do Dr. Gene Yeo e do Dr. Edward Holmes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppgcs@pucpr.br.


O centro é um laboratório para pesquisas clínicas que irá funcionar anexo aos Ambulatórios Acadêmicos da Escola de Medicina, entre os ambulatórios do Hospital Santa Casa de Curitiba e do Hospital Universitário Cajuru. O objetivo é aproximar a pesquisa científica do local de atendimento dos pacientes. O espaço terá estrutura para coleta de material, formas de prepará-lo para análise e meios para armazená-lo, além de estrutura para coordenação de pesquisas. “A iniciativa estabelece um novo pilar, onde a pesquisa é mais próxima ao paciente”, explicou o coordenador do PPGCS, Roberto Pecoits Filho.

A epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Está relacionada à distribuição dos fenômenos na sociedade, sendo essencial para o planejamento dos tratamentos de saúde. A área de pesquisa clínica está relacionada às intervenções no curso natural da doença, que pode estar ligada à alimentação, atividade física, ao teste de um novo medicamento, entre outros.

Uma das ações do grupo é sistematizar as informações dos pacientes atendidos nos ambulatórios, além de coordenar os dados coletados por outros centros, nacionais e internacionais. A participação nos estudos clínicos é condicionada ao consentimento do paciente.

Sobre os palestrantes:
Dr. Gene Yeo:
professor adjunto da Universidade Nacional de Cingapura e pesquisador visitante no Laboratório de Engenharia Molecular, sob a orientação do Prêmio Nobel Sydney Brenner. Dr. Gene Yeo é cientista, empresário, inventor e especialista na área de RNA, genômica e doenças neurológicas.

Dr. Edward Holmes:
professor de Medicina da Universidade da Califórnia, Decano/ Vice-Chancelar de Ciências da Saúde emérito da Universidade da Califórnia em San Diego, e CEO/ Presidente do Consórcio de Sanford para a medicina regenerativa. Dr. Holmes se engajou em biomédica básica e investigação clínica ao longo de sua carreira acadêmica. Seu laboratório é focado nas bases moleculares da doença humana.

07/08/2014 14:40
<< Voltar   Avançar >>